ENCONTRO INTERNACIONAL VOZES DE NÓS REÚNE PARCEIROS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM BISSAU

ORA DI DIRITU – O QUARTO VOLUME DA COLECÇÃO DESAFIOS Ora di Diritu – “é tempo de Direitos” – é o quarto volume da colecção DESAFIOS, editada pela Casa dos Direitos

FEIRA DO LIVRO COM HOMENAGEM À RESISTÊNCIA
A Feira do Livro deste ano foi inaugurada com uma sessão de apresentação das edições produzidas pela UCCLA e que assinalam os 50 anos do fecho da Casa dos Estudantes do Império...

Projectos

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NHA BALIBA E ESPAÇO ENCANTO

A ACRIDES uma ONG em prol da promoção e defesa dos direitos da criança, foi-lhe disponibilizado pelo Instituto Camões, o financiamento no valor de 10.000 euros para a criação de uma Biblioteca Comunitária e o Espaço Encanto.

Dois projectos de grande importância para as crianças, adolescentes, jovens e o gestor da escola do bairro Tira Chapeu.

Este pequeno projecto de cooperação mas de grande impacto na vida alvo do grupo, vai ao econtro do objectivo nº 8 dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio que recomenda: Criar uma parceria global para o desenvolvimento

Perspectivamos também atingir a meta 18 do ODM que visa: a cooperação com o sector privado, tornar acessíveis os benefícios das tecnologias de informação e comunicação.

Objectivos

Promover um circuito de consciencialização e prevenção, utilizando como ferramentas, actividades e oficinas culturais, desportivas e recreativas que coíbam e desmistificam o consumo de droga, do álcool, da promiscuidade sexual, da violência na escola e na comunidade de Tira Chapéu. Tido com um dos índices mais alto de, gravidez precoce, crianças agressivas na escola, jovens com problemas de alcoolismo, prostituição e toxicodependência.

Desenvolvimento das actividades

Após a presentação do projecto, lançou-se em contactos com algumas empresas públicas e privadas, assim como instituições do Estado para num “djunta mon” levarmos o projecto ao bom porto, onde a remodelação da Escola foi definida como prioritária. A escola encontrava-se num estado precário depois de ter sido entregue a ACRIDES em 2011 para realização de actividades no bairro com jovens e crianças em situação de risco. Substituindo assim a caravana móvel do projecto Educação de Rua, e permitindo abranger mais crianças, adolescentes e jovens vulneráveis, assim como desenvolver um trabalho social mais eficaz envolvendo as famílias e a comunidade.


Foi contactada a empresa SITA, para patrocinar a pintura e esta por sua vez disponibilizou formação para jovens e serem estes a pintarem a Escola. Assim 25 jovens receberam formação profissional na área da pintura.

Para os trabalhos de construção civil, recorremos a Direcção Geral dos Serviços Penitenciários e nos disponibilizaram mão de obra de sete reclusos para remodelação de casa de banho, colocando nova sanita, autoclismo, lavatório, torneira e portas, na cozinha substituio lava loiça, nova fechadura na porta, torneira e sifão.


A CVTelecom, instalou internet num preço acessível aos jovens.
A Casa do cidadão colocou o seu balcão de serviços aos utentes, podendo assim estar mais perto da população.
A UNESCO duou cerca de 209 livros infanto-juvenis para os dois espaços.
A Biblioteca Nacional ofereceu alguns livros de escritores Cabo-verdianos e vários serviços disponibilizaram boletins informativos, brochuras, e os jornais da Praça ofereceram semanalmente os seus jornais.

Inauguração da biblioteca Nha Balila

A 07 de Março de 2013 foi inaugurado a Biblioteca Nha Balila, com a presença honrosa do:

  • Sr. Primeiro Ministro de Cabo Verde;
  • Sr. Embaixador de Portugal e representante da Cooperação Portuguesa;
  • Representantes da CVTelecom;
  • SITA – Sociedade Industrial de Tintas S.A;
  • Casa do Cidadão;
  • Delegada do Ministério da Educação;
  • Presidente do Instituto CaboVerdiano da Criança e do Adolescente;

Pessoas individuais, parceiros da ACRIDES, crianças, mães, adolescentes, jovens poderam estar presentes e animar a grande festa da inauguração da Biblioteca Nha Balila, assim como homenagear a grande mulher do bairro de Tira Chapéu. O ultimo momento foi a inauguração do Espaço Encanto, que contou com a presença do Sr. Embaixador de Portugal, Sr. Representante da Cooperação Portuguesa, o gestor da Escola a Delegada de Educação, Secretária Executiva da UNESCO em Cabo Verde e vários outros parceiros, assim como a entrega dos certificados dos jovens formados na área da pintura e que também fizeram a pintura dos espaços.

PARCEIROS DOADORES

  • Direcção Geral dos Serviços Penitenciários;
  • SITA – Sociedade Industrial de Tintas S.A;
  • CVtelecom;
  • Casa do Cidadão.

Valor orçamento Custo real do projecto

O valor orçamentado no projecto foi de 10.000 euros correspondente a 1.103.201$00 ECV.
O custo real do projecto foi aproximadamente 1.962.245$00 ECV correspondente a 17.795,7 euros Natureza dos Financiamentos

financiadores patrocinadoresvalor inicial orçamentado(ESCV)valor Doado(ESCV)custo RealNatureza do financiamento
Instituto Camões1.103.201--Equip. Inf. E audiovisual, mobiliários
Casa do Cidadão-332.934,00-Balcão da casa do Cidadão
SITA-80.000,00-Tintas
Direcção Geral dos Serviços Penitenciários-238.000,00-Mão de Obra p/Construção Civil
CVTelecom---Instalação de rede internet
UNESCO-73.150,00-Livros Infanto-Juvenil
Biblioteca Nacional-134.960,00-Livros de Escritores Caboverdianos
Jornais da Praça---Jornais
Total1.103.201859.044,001.962.245,00

CONCLUSÃO/OBSERVAÇÃO

A cooperação internacional é importante, mas que também as parcerias e o engajamento de instituições nacionais serão sempre uma mais-valia e maior sucesso para qualquer projecto, isto já não temos dúvida porque este projecto deu-nos a prova evidente. A cooperação, a parceria e a confiança, levam-nos a felicitar o Instituto Camões, que através da Cooperação Portuguesa teve a iniciativa de financiar pequeno projecto de desenvolvimento, mas de grande significado para um bairro como Tira Chapéu e que também serviu para fortalecer as relações parcerias com a ACRIDES.

Encorajamo-vos a continuarem a investir nesse tipo de relação bilateral para projectos em prol das crianças em situação de vulnerabilidade, porque é o grande papel das ONG’s a complementaridade nas intervenções das acções de políticas sociais traçada pelo governo.

A ACRIDES disponibiliza-se inteiramente para dar o seu contributo enquanto uma ONG em prol da promoção e defesa dos direitos e deveres da criança, da igualdade de oportunidades, para que tenhamos uma sociedade com uma justiça social consolidada.
Outro aspecto muito importante que contribuiu para o sucesso deste projecto foi termos fortalecido as nossas parcerias, em que cada um actuou na sua aérea específica.

REFLEXÃO

Com pequenos projectos hoje formamos crianças, concerteza de que, amanhã teremos homens e mulheres a continuarem a transformação do nosso país.

Copyright © 2015. ACRIDES TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Credits janx24cv@gmail.com

Free Web Hosting